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FAQ
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GLOSSÁRIO
Análise do ciclo de vida
A análise do ciclo de vida é uma análise abrangente do ciclo de vida de um veículo, desde o seu fabrico, a sua utilização até o fim de vida útil. No caso dos carros elétricos, em comparação com os veículos térmicos, realça o seu papel na transição para uma mobilidade mais limpa.
O ciclo de vida de um veículo elétrico consiste em cinco etapas distintas: extração de matérias-primas, produção do veículo e da sua bateria, transporte do local de produção para o país de destino, utilização e, finalmente, o fim da vida útil do veículo, juntamente com a segunda vida da bateria.
A conclusão é clara: em 2023, a ONG Transport & Environment estimou que os carros elétricos em circulação na Europa emitem menos 63% de CO2 do que os seus equivalentes térmicos.
Autonomia
A autonomia de um veículo elétrico refere-se à distância que pode percorrer entre dois carregamentos completos da bateria.
Esta autonomia é avaliada de acordo com o protocolo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure), utilizado na maioria dos países. No entanto, a autonomia real pode ser influenciada por vários fatores, como as condições de condução (estrada, velocidade), a utilização do ar condicionado ou a temperatura exterior.
Bateria
A bateria de um veículo elétrico é o componente que armazena e redistribui a energia necessária para alimentar o(s) motor(es). É composto por células eletroquímicas que armazenam energia sob a forma de eletricidade. A sua capacidade é medida em quilowatts-hora (kWh).
BEV
Um BEV (Battery Electric Vehicle = Veículo Elétrico a Bateria) é um tipo de veículo elétrico que é alimentado inteiramente por eletricidade armazenada na sua bateria. Não possui motor de combustão interna (MCI = ICE - Internal Combustion Engine) e funciona apenas com motor elétrico. A bateria é carregada ligando o veículo a uma fonte de energia elétrica.
Bomba de calor
Como o calor gerado apenas pelo motor elétrico é insuficiente para aquecer o habitáculo, é utilizada uma bomba de calor. Utilizando um compressor, que comprime o gás presente em vários componentes do veículo, aumentando a sua temperatura significativamente. O sistema capta esse calor e encaminha-o para as saídas de ar para aquecer o interior. A bomba de calor reduz significativamente o consumo de energia elétrica e maximiza a autonomia de condução, especialmente a temperaturas exteriores inferiores a 15 °C.
Brake (Modo B)
Os veículos Citroën dispõem de um modo "B" ou "Brake" para ativar a travagem regenerativa. Tem a opção de viajar com regeneração mínima no modo "D" (Drive), ou pode ativar o modo "B" para um nível de regeneração fixo. Este modo é particularmente útil nas cidades, onde as paragens frequentes ajudam a maximizar a recuperação de energia.
CA (Corrente alternada)
A corrente alternada (CA), gerada pelas centrais elétricas e distribuída pela rede pública, é a forma mais comum de eletricidade.
Nos veículos elétricos, embora as baterias armazenem energia como corrente contínua (CC), a CA é utilizada para carregamento em tomadas domésticas ou postos de carregamento padrão. O carregador integrado converte CA em CC para alimentar a bateria. A velocidade de carregamento é medida em quilowatts (kW).
Cabo
Um cabo de carregamento é um cabo elétrico utilizado para ligar um veículo elétrico a um posto ou tomada de carregamento. O cabo está equipado com conectores em cada extremidade, que devem ser compatíveis tanto com a porta do veículo como com a porta do posto de carregamento.
Os novos veículos Citroën vêm equipados com um cabo que, dependendo do veículo, pode ser um cabo compatível com uma tomada doméstica (cabo Modo 2) ou um que permita a ligação a uma wall box ou a um posto de carregamento público (cabo Modo 3).
Nas estações de carregamento rápido e ultrarrápido, o cabo está acoplado e integrado no equipamento. Isto permite que o veículo seja ligado com uma única ação e aproveite um poder de carregamento muito elevado.
Capacidade total (instalada)
A capacidade total de uma bateria refere-se à quantidade máxima de energia que pode armazenar para garantir o desempenho e a fiabilidade a longo prazo para o cliente. Este valor é medido em kWh.
Por outras palavras, a capacidade total representa toda a energia armazenada na bateria, enquanto a capacidade utilizável é a quantidade de energia disponível para conduzir.
Capacidade utilizável
A capacidade utilizável refere-se à quantidade de energia na bateria que pode ser realmente utilizada. Determina a distância real que um veículo elétrico pode percorrer com um único carregamento. Este valor é medido em kWh.
A capacidade utilizável pode ser afetada por vários fatores, como a temperatura, a idade da bateria e os ciclos de carga/descarga.
Carregador de bordo (OBC = On-board charger)
O carregador de bordo, também vulgarmente designado por conversor CA/CC, é um dispositivo integrado em todos os veículos elétricos.
A sua principal função é converter a corrente alternada (CA), que é o padrão da rede elétrica, em corrente contínua (CC), a forma como a eletricidade é armazenada na bateria do veículo. É através deste componente que é possível carregar o veículo elétrico através de um posto de carregamento ou de uma tomada doméstica. A velocidade de carregamento depende da potência da fonte de alimentação, do cabo utilizado e da capacidade de conversão do carregador de bordo.
Carregamento CA (Corrente alternada)
Este é o método de carregamento mais comum para veículos elétricos, utilizando corrente alternada (CA). O carregamento CA é mais lento do que o carregamento rápido CC, mas é mais generalizado e pode ser encontrado em muitos locais, incluindo em casa ou no trabalho.
Carregamento CC (Corrente Contínua)
O carregamento CC refere-se ao processo de carregamento de um veículo elétrico utilizando corrente contínua (CC). O carregamento CC é mais rápido do que o carregamento CA e pode ser feito em postos de carregamento rápido específicos, normalmente encontrados perto de autoestradas.
A corrente contínua é armazenada diretamente na bateria a alta potência, reduzindo significativamente os tempos de carregamento. No entanto, os postos de carregamento rápido CC são menos comuns e geralmente implicam um custo adicional.
Carregamento de 0 a 80%
Entre os 0 e os 80% de capacidade, a bateria de um carro elétrico pode geralmente carregar a alta potência. Este tipo de carregamentos podem ser comparados com o enchimento de uma garrafa de água: a torneira está totalmente aberta quando a garrafa está vazia, mas é gradualmente fechada à medida que se aproxima do gargalo para evitar que transborde. É por isso que os fabricantes geralmente destacam a "velocidade de carregamento de 0 a 80%", especialmente para carregadores rápidos e ultrarrápidos.
Cartão de carregamento RFID
Cada rede de postos de carregamento tem o seu próprio cartão de fidelização. Se não pretende ter um cartão para cada fornecedor, existem cartões de operadores de mobilidade que são "interoperáveis", o que significa que podem ser utilizados nas várias redes disponíveis. É o caso da Free2Move Charge, o nosso parceiro em soluções de carregamento.
CC (Corrente Contínua)
A eletricidade apresenta-se sob duas formas: corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC). A corrente contínua é aquela que está armazenada na bateria.
A corrente contínua é produzida pela conversão da corrente alternada (CA) fornecida pela rede pública. Esta conversão ocorre através de um conversor integrado na estação de carregamento rápido. Como resultado, a corrente CC é fornecida diretamente à bateria, ignorando o carregador de bordo do veículo, o que permite um carregamento muito mais rápido.
CCS
A ligação CCS foi pensada para carregamentos realizados através de Corrente alternada e Corrente Continua. A corrente alternada (CA) flui pela parte superior redonda, enquanto a corrente contínua (CC) é transmitida pelos dois contactos na parte inferior. Também é utilizada para carregamento em postos de alta potência.
Célula
Uma bateria é composta por várias células, que podem ser pequenos cilindros semelhantes a baterias comuns ou placas como as de uma bateria de smartphone. Estas células armazenam eletricidade através de elementos químicos. São geralmente agrupadas em módulos, que são depois montados de forma agregada para formar a bateria.
Condução eco
Os carros elétricos são particularmente sensíveis aos diferentes hábitos de condução do condutor. Conduzir com calma e antecipação reduz significativamente o consumo de energia, aumentando assim a autonomia.
Curva de carga
Ao contrário do abastecimento de um depósito de combustível, o carregamento de um carro elétrico não é feito a um nível constante. É mais como encher uma garrafa de água: inicialmente, o fluxo é elevado, mas diminui gradualmente para evitar que transborde. O mesmo acontece com o carregamento rápido de veículos elétricos, onde o fluxo reduz significativamente quando a bateria atinge os 80% de autonomia.
Dependendo do tipo do posto de carregamento e do nível de autonomia da bateria, o software do veículo ajusta a potência para limitar o sobreaquecimento e prolongar a vida útil da bateria. Cada fabricante define a sua própria curva de carregamento, procurando um equilíbrio entre a velocidade de carregamento e a durabilidade da bateria.
Energia verde
A energia verde provém de recursos naturais renováveis que não se esgotam com a utilização e produzem pouca ou nenhuma poluição. Ao contrário dos combustíveis fósseis, as fontes de energia verde têm um impacto mínimo nas emissões de gases com efeito de estufa e são consideradas mais ecológicas.
kW
O quilowatt (kW) é a unidade utilizada para medir a potência de equipamentos elétricos. No contexto dos veículos elétricos, o kW é utilizado para medir tanto a potência de saída do motor elétrico como a velocidade de carregamento da bateria. Por exemplo, o Citroën ë-C4 tem um motor que fornece 100 kW de potência, enquanto um posto de carregamento rápido pode ter uma potência nominal de 100 kW, o que significa que pode carregar a bateria de um veículo elétrico a uma taxa de até 100 quilowatts.
Um quilowatt equivale a 1.000 watts. Esta unidade também pode ser convertida para potência, sendo que 100 kW equivalem a cerca de 136 cavalos de potência.
kWh
O quilowatt-hora (kWh) é uma unidade de medida de eletricidade, que representa a energia armazenada numa bateria, fornecida através de uma carga ou consumida durante uma viagem.
A quantidade de energia armazenada na bateria é um fator essencial para determinar a autonomia de um veículo elétrico. Quanto maior for a capacidade da bateria, mais energia pode armazenar.
O kWh é também crucial no cálculo do custo de carregamento de um veículo elétrico, uma vez que os postos de carregamento geralmente cobram com base na quantidade de energia utilizada, medida em quilowatts-hora.
kWh/100 km
Esta é uma medida padrão para o consumo médio de energia de um veículo elétrico ao longo de 100 quilómetros. É o equivalente num veículo elétrico de "litros (gasolina ou diesel) por 100 quilómetros". Por exemplo, 15 kWh/100 km significa que o veículo consome em média 15 kWh de eletricidade para percorrer 100 quilómetros.
LFP
LFP significa Lithium Iron Phosphate (Fosfato de Ferro e Lítio), e refere-se a uma tecnologia de baterias.
Num veículo elétrico, a bateria é o componente mais crucial, volumoso e dispendioso. Alguns fabricantes de automóveis, incluindo a Citroën, utilizam agora dois tipos de produtos químicos: por um lado, níquel-manganês-cobalto (NMC) e, por outro, fosfato de ferro-lítio (LFP).
A química LFP oferece diversas vantagens, incluindo maior segurança, maior longevidade e custos mais baixos.
MHEV
Os veículos ligeiros 2híbridos/elétricos (MHEV = Mild hybrid electric vehicles) combinam um motor elétrico alimentado por bateria com um motor convencional a gasolina ou diesel para aumentar a eficiência do combustível e reduzir as emissões, tudo isto sem exigir carregamento externo.
Modo Eco
O modo Eco é uma funcionalidade que otimiza a autonomia de um carro elétrico limitando a potência do motor e reduzindo o consumo de elementos que consomem mais energia, como o ar condicionado ou o aquecimento.
É particularmente recomendado utilizar este modo de condução durante viagens urbanas, onde as acelerações não exigem toda a potência do motor elétrico.
Modo tartaruga
O Modo Tartaruga é uma funcionalidade específica para veículos elétricos, concebida para o ajudar quando a bateria do seu veículo elétrico está quase descarregada. Em vez de parar repentinamente e deixá-lo parado na estrada, o seu veículo ativará automaticamente o Modo Tartaruga. Isto resultará numa redução drástica da potência e da velocidade que consegue manter, mas permitirá que encoste com segurança.
O Modo Tartaruga é ativado automaticamente quando a bateria do carro está quase descarregada. Até lá, o seu carro terá emitido sinais sonoros e visuais suficientes para que saiba que a bateria está quase descarregada.
Modos de carregamento
O cabo Modo 2 foi concebido para ligar um veículo elétrico a uma tomada doméstica padrão. Estes cabos vêm equipados com uma caixa de controlo interna que garante a segurança durante o carregamento, desligando automaticamente a alimentação em caso de sobreaquecimento ou sobrecarga.
Utilizando um cabo Modo 3, pode ligar diretamente a uma wall box ou a um posto de carregamento público, aumentando a potência de carregamento para 7,4 kW ou 11 kW, dependendo do veículo escolhido.
O cabo Modo 4 é para carregamento ultrarrápido utilizando corrente contínua (CC) para carregar a bateria do carro diretamente. É normalmente utilizado em estações públicas de carregamento rápido, como as localizadas em parques de estacionamento e ao longo de autoestradas.
Monofásico versus trifásico
A corrente alternada (CA) da rede pública pode ser fornecida às habitações de forma monofásica ou trifásica. Na maioria dos países, a grande maioria das famílias recebe corrente monofásica. A corrente trifásica está reservada para residências, empresas e indústrias de grande consumo. Para aceder, é necessária uma instalação elétrica adaptada, um contador específico e um contrato correspondente.
A corrente trifásica permite a instalação de uma wall box com uma potência acima dos 7 kW, possibilitando um carregamento mais rápido de um carro elétrico. No entanto, o veículo deve estar equipado com um carregador de bordo compatível com corrente trifásica. Caso contrário, só carregará a níveis de potência mais baixos.
Motor elétrico
O motor elétrico converte energia elétrica em energia mecânica e vice-versa. Oferece inúmeras vantagens em relação a um motor de combustão: maior prazer de condução devido ao binário disponível instantaneamente, baixos custos de funcionamento, zero emissões e elevada eficiência. Um motor elétrico utiliza quase 95% da energia disponível para a propulsão, enquanto um motor de combustão pode perder até um terço da sua energia através da dissipação de calor.
Nm
O newton-metro é uma unidade de medida do binário do motor, independentemente da fonte de energia. Nos carros elétricos, o binário é entregue instantaneamente, permitindo uma aceleração rápida.
NMC
NMC significa níquel manganês cobalto. Refere-se a uma tecnologia de baterias.
Num veículo elétrico, a bateria é o componente mais crucial, volumoso e dispendioso. Alguns fabricantes de automóveis, incluindo a Citroën, utilizam agora dois tipos de produtos químicos: por um lado, níquel-manganês-cobalto (NMC) e, por outro, fosfato de ferro-lítio (LFP).
As baterias NMC são amplamente utilizadas em veículos elétricos pela sua elevada densidade energética, permitindo que mais energia seja armazenada num espaço mais pequeno, resultando numa melhor autonomia.
PHEV
Um veículo híbrido plug-in (PHEV = plug-in hybrid vehicle) é um carro híbrido com uma bateria que pode ser ligada para o carregar. Os PHEV têm um motor de combustão a gasolina ou a diesel e um motor elétrico. No entanto, a bateria que alimenta o motor de um PHEV é maior do que a de um híbrido padrão, e isso significa que o carro funciona durante mais tempo apenas com energia elétrica pura.
Posto de carregamento
Um posto de carregamento é um local onde os veículos eletrificados podem carregar as suas baterias. Estas estações fornecem energia elétrica através de vários tipos de conectores e podem ser encontradas em vários ambientes, como espaços públicos, parques de estacionamento, residências e empresas. Podem ser CA ou CC e carregam a velocidades diferentes de acordo com o tipo de corrente, a potência de saída, a capacidade de velocidade de carregamento do carro e o número de pontos de carga que estão a ser utilizados naquela estação num determinado momento.
Potência de carregamento
A potência de carregamento é a energia elétrica real utilizada para carregar a bateria do automóvel numa tomada ou posto de carregamento, medida em kW. Quanto maior for a potência, mais rapidamente a bateria carrega. No entanto, a potência real de carregamento pode ser inferior à potência máxima da estação porque o sistema do veículo a limita para proteger a durabilidade da bateria, considerando fatores como a temperatura.
Pré-condicionamento
O pré-condicionamento permite aos proprietários de veículos elétricos aquecer ou arrefecer o habitáculo previamente. Esta função pode ser ativada ou programada diretamente no automóvel ou remotamente através da aplicação MyCitroën.
No inverno, o pré-condicionamento oferece dois benefícios principais: o condutor entra num automóvel pré-aquecido e a autonomia da bateria é otimizada através da redução do impacto das baixas temperaturas. No verão ou em períodos de calor extremo, o sistema de ar condicionado ventila o habitáculo para maior conforto.
Quando o veículo está ligado à corrente, o pré-condicionamento consome energia da tomada, preservando a energia da bateria para a viagem.
SoC (State of Charge = Estado de Carga)
O SoC (estado de carga) refere-se à quantidade de carga restante na bateria, normalmente apresentada em percentagem, variando de 0% (bateria completamente descarregada) a 100% (bateria totalmente carregada). É essencialmente o equivalente a um medidor de combustível num veículo elétrico.
SoH (State of Health = Estado de Saúde)
O SoH refere-se ao estado de saúde de uma bateria e é o principal indicador que mede o seu nível de degradação. Expresso em percentagem, o SOH avalia o nível de desgaste da bateria de um carro elétrico. Ser-lhe-á entregue um documento que indica o estado de saúde da sua bateria se optar por um contrato de extensão de garantia ou um contrato de manutenção.
TCO (Total Cost of Ownership = Custo Total de Propriedade)
O custo total de propriedade (TCO) compara os custos de possuir e operar um veículo ao longo do tempo, considerando o preço de compra, o combustível/carregamento, a manutenção e o financiamento. Embora o custo inicial de um veículo elétrico seja superior ao de um veículo com motor de combustão interna, os incentivos estatais ajudam a reduzi-lo, e os veículos elétricos têm frequentemente custos de funcionamento mais baixos devido à eletricidade mais barata e à menor manutenção. Além disso, os veículos elétricos tendem a desvalorizar mais lentamente, uma vez que são cada vez mais procurados, ao contrário dos automóveis a gasolina ou diesel, que serão descontinuados num futuro próximo.
Tempo de carregamento
O tempo de carregamento refere-se ao tempo necessário para carregar a bateria de um veículo elétrico. Os tempos e velocidades reais de carregamento variam em função do veículo, do tipo de posto de carregamento utilizado (doméstico ou público) e de fatores como o estado de carga (SOC), quando o carregamento começa, o comportamento do condutor e a duração antes do carregamento (que afeta a temperatura da bateria) e outras variáveis.
Tipo 2
O conector Tipo 2 é a ficha padrão para carregar veículos elétricos na Europa, compatível com a maioria dos veículos elétricos e postos de carregamento públicos. Suporta carregamento CA monofásico e trifásico. Conhecido pelas suas características de segurança e fiabilidade, é amplamente utilizado para um carregamento eficiente. Têm um formato oval e sete pinos.
Tipo E/F
As tomadas do tipo E/F são tomadas elétricas padrão utilizadas em muitos países europeus, funcionam de 230 V até 16 A. São normalmente utilizados para eletrodomésticos e carregamento básico de veículos elétricos, embora o carregamento seja lento.
Tomada doméstica
Uma tomada doméstica é uma tomada padrão que encontramos em casa. Carregar um carro elétrico utilizando uma tomada doméstica é possível, mas não é o ideal. Estas tomadas, comummente encontradas em habitações, fornecem pouca energia a um veículo elétrico, tornando o processo de carregamento muito demorado.
Além disso, uma tomada doméstica nem sempre está devidamente ligada à terra, suficientemente calibrada ou ligada adequadamente ao quadro elétrico para satisfazer os requisitos de segurança de um automóvel elétrico. Se não tiver a certeza sobre a qualidade do seu sistema elétrico, é melhor evitar carregar o seu veículo desta forma e consultar um profissional.
Tomada reforçada
Uma tomada reforçada é uma tomada elétrica especifica, concebida para lidar com cargas de energia superiores a uma tomada doméstica padrão, o que a torna uma alternadativa comum para o carregamento de veículos elétricos em casa quando não está instalada uma wall box. É geralmente mais barato e mais simples de instalar do que uma wall box, mas tem velocidades de carregamento mais lentas (até 3,7 kW) o que significa que pode custar mais ao longo do tempo devido a durações de carregamento mais longas. Além disso, é necessário um cabo de carregamento dedicado.
Travagem regenerativa
A travagem regenerativa é uma das principais vantagens dos carros elétricos. Envolve a recolha de energia cinética gerada durante a travagem e a desaceleração para recarregar parcialmente a bateria, ao mesmo tempo que reduz o desgaste das pastilhas de travão. Ao selecionar o modo B (Brake), o efeito de travagem do motor é aumentado para uma maior recuperação de energia.
Trip Planner
O Trip Planner é uma ferramenta valiosa para viagens longas num carro elétrico. Utiliza algoritmos para sugerir rotas otimizadas com base na distância e nos pontos de carregamento disponíveis ao longo do caminho. Quando ligadas ao veículo, como acontece com a aplicação e-Routes da Citroën, estas ferramentas podem contabilizar o consumo de energia em tempo real e ajustar os locais e as durações de carregamento durante a viagem.
Wall box
Uma wall box é um posto de carregamento dedicado instalado em casa ou no local de trabalho para carregar veículos elétricos de forma mais eficiente do que uma tomada padrão. Proporciona um carregamento mais rápido, oferecendo normalmente uma potência entre 3,7 kW e 22 kW, dependendo da configuração. As wall box são seguras, fáceis de utilizar e estão geralmente equipadas com características inteligentes, como monitorização e programação de energia.
WLTP
O ciclo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure) é uma norma global para medir o consumo de combustível, as emissões de CO₂ e a autonomia de condução em veículos, incluindo automóveis elétricos. Simula as condições de condução do mundo real com mais precisão do que os métodos anteriores, fornecendo dados mais fiáveis e comparáveis. O WLTP ajuda os consumidores a compreender o desempenho e a autonomia de um veículo em cenários de condução típicos.